Onças-pintadas são monitoradas até por drone com câmera térmica para proteger comunidade no Pantanal
14/08/2025
(Foto: Reprodução) Drone térmico auxilia no monitoramento de onças no Pantanal
Moradores da região de Corumbá (MS), no Pantanal sul-mato-grossense, próximos ao Rio Paraguai, estão preocupados com a presença frequente de onças nas proximidades das residências. Para reduzir os riscos de incidentes, o monitoramento na área foi intensificado com o uso de um drone equipado com câmera térmica, capaz de detectar os animais mesmo durante a noite.
O equipamento foi cedido pela Polícia Federal e já está sendo utilizado pelas equipes da Polícia Militar Ambiental, que realizam rondas diárias na região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Paralelamente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto do Homem Pantaneiro (IHP) e a Defesa Civil estão mapeando os pontos de maior risco de avistamentos.
Com a ferramenta, é possível localizar a movimentação de animais em áreas de difícil acesso e com baixa visibilidade. Além disso, o equipamento também é utilizado na identificação de focos de incêndio florestal e na busca por pessoas desaparecidas em regiões de mata.
Segundo Thalles Carvalho, gerente da Defesa Civil, o drone capta qualquer fonte de calor. Até o momento, no entanto, os registros do animal foram feitos apenas à distância.
"Conseguimos identificar apenas o momento em que a onça se afastava, seguindo em direção ao norte. Não foi possível capturar mais imagens porque tudo aconteceu muito rápido. Ela se assustou com o barulho e fugiu", explicou.
A Defesa Civil pretende adquirir um equipamento próprio para ampliar a capacidade de vigilância na região. Além disso, estão previstas campanhas de conscientização junto à comunidade, com orientações sobre como agir em caso de avistamento de onças nas proximidades das residências.
Drone cedido pela Polícia Federal passa a ajudar no monitoramento de onças no Pantanal
Defesa Civil
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: